Prezado Leitor, é com imensa satisfação que trazemos até você nossa entrevista exclusiva com o CEO da dreamMedia, maior grupo de OOH de Portugal.
O executivo recebeu nossa reportagem em sua recente visita ao Brasil e falou sobre os planos e o momento atual do Grupo.
Acompanhe, a seguir, a reportagem.
eAgora: A dreamMedia tem obtido grandes conquistas em contratos para a instalação e exploração de Publicidade Exterior em Portugal. A que você atribui esse desempenho tão vigoroso?
Ricardo Bastos: O desempenho da dreamMedia no setor do Out-of-Home em Portugal e o crescimento registrado ao longo dos últimos anos deve-se acima de tudo à união de uma equipa que está sempre motivada, comprometida e determinada em fazer cada vez mais e melhor, não só pelos cidadãos, pelas cidades, pelas marcas e pelos consumidores, como também pela constante modernização, valorização e credibilização do setor da publicidade exterior em Portugal.
O espírito de união e cooperação da dreamMedia garantem qualidade nos serviços e produtos, e por consequência, satisfação no serviço prestado. Neste sentido, não posso também deixar de salientar o contributo dos nossos clientes e parceiros, que depositam a sua confiança na dreamMedia e tornam esta realidade possível.
A dreamMedia orgulha-se de ter revolucionado o mercado português do OOH, com a criação da primeira rede nacional de outdoors digitais, que permitiu modernizar o setor, apresentando hoje as mais inovadoras soluções em publicidade digital Out-of-Home, em todas as suas dimensões.
O marco da transformação digital e todo o impulso de digitalização que hoje se sente no mercado foi provocado pela dinâmica e postura pioneira da dreamMedia, o que originou uma reação por parte dos demais concorrentes.
A dreamMedia orgulha-se ainda de ter vencido a grande maioria das novas concessões que abriram concurso em Portugal, nomeadamente Porto, Maia, Vilamoura, Viseu, Torres Vedras, estando a aguardar decisão de Matosinhos, onde apresentou a melhor proposta para o exclusivo da cidade.
Em relação a novos produtos, a dreamMedia reforçou o seu portfólio digital com os cinco produtos POWER (Connect, Street, Location, Prime e Collection). A dreamMedia Power é indiscutivelmente o maior operador em Digital Out-of-Home a operar em Portugal e a sua oferta está amplamente difundida pelos principais centros urbanos do país
O setor OOH em Portugal está hoje mais adaptado aos atuais consumidores, que são sobretudo digitais, estando a dreamMedia empenhada e comprometida em continuar o seu investimento na modernização do setor e na incorporação de publicidade digital nas cidades portuguesas, através da aposta em tecnologia de ponta, assegurando uma cada vez maior presença digital das marcas nas cidades.
eAgora: Novas instalações, planos para ampliar o quadro de colaboradores etc. Que outras novidades a dreamMedia vai apresentar ao mercado em breve?
Ricardo Bastos: A dreamMedia é hoje o maior operador de comunicação exterior multiplataforma em Portugal, sendo líder nacional em outdoors estáticos, na transformação digital, e em meios de ativação e roadshow, possuindo a maior frota do país. Com esta mudança de instalações estamos agora mais capacitados para reforçar a nossa equipa e continuar a dar resposta aos desafios do setor, sendo que até ao final do ano vamos tornar-nos o maior empregador do setor em Portugal.
Neste momento não me é possível desvendar as próximas novidades da dreamMedia, no entanto, posso assegurar que continuaremos a reforçar o investimento no Mobiliário Urbano e no Digital, que permitirá uma oferta ainda mais atrativa para as agências de meios e grandes anunciantes. O atual portfólio da dreamMedia Power conta com mais de 250 posições premium e, até ao final de 2022, será alargado até às 500 posições.
No que concerne ao Mobiliário Urbano, a dreamMedia está a concretizar um forte investimento na instalação de equipamentos com design inovador, com verdadeira utilidade pública, num compromisso para com o país, as cidades, os cidadãos e as marcas. Acreditamos que, muito brevemente, nos tornaremos também líder nacional em Mobiliário Urbano, passando, assim, a ser o maior operador de outdoors estáticos, outdoors digitais, marketing de ativação e mobiliário urbano em Portugal.
Acreditamos que a aplicação do conceito “Localização é Tudo®”, que defende um foco permanente nas melhores localizações, em formatos adaptados ao seu contexto envolvente, em tecnologia de alta-definição e na segmentação de audiências através do estudo do meio outdoor, aliada ao design avançado e diferenciador dos nossos equipamentos, nos vai permitir alcançar a liderança do setor OOH em Portugal nos próximos anos.
eAgora: Vocês participaram do evento da Alooh, reunindo as maiores empresas da América Latina. Como foi essa participação? Qual sua impressão sobre o segmento de mídia OOH na região?
Ricardo Bastos: A nossa participação no Congresso Alooh Latam 2022, o mais importante evento da indústria do Out-of-Home (OOH) da América Latina, foi muito positiva e profícua. No Congresso tivemos a oportunidade de ter momentos de networking com alguns dos mais importantes players do OOH mundial e de contactar com diferentes realidades do setor OOH.
Enquanto CEO do Grupo dreamMedia, foi também uma honra ter sido um dos speakers do Congresso, sendo o único orador português presente no evento, com o tema “Vencer no OOH em Mercados Competitivos”.
O segmento de OOH na América Latina encontra-se em clara expansão e, ao longo dos últimos anos, tem-se verificado um crescente investimento neste setor. Apesar de a dreamMedia não estar ainda presente nesta região, não fechamos portas a eventuais parcerias e a uma possível expansão para a América Latina.
eAgora: Como a dreamMedia avalia o mercado de mídia OOH no Brasil? Tem planos para desembarcar aqui? Alguma parceria com grupos brasileiros?
Ricardo Bastos: Este é um mercado que temos vindo a acompanhar e que, no nosso ponto de vista, se encontra em franco crescimento. Neste momento a dreamMedia não está presente no Brasil, nem tem nenhuma parceria com grupos brasileiros, no entanto, não negamos a possibilidade de futuramente incluirmos este mercado no nosso plano de expansão internacional.
eAgora: A Câmara Municipal de Lisboa liberou a concessão publicitária da cidade para a JCDecaux e MOP. É uma decisão polêmica, já que ainda existem ações na justiça contestando o resultado desse concurso, desde 2018. Como a dreamMedia vê essa questão?
Ricardo Bastos: O processo aguarda por decisões judiciais. A dreamMedia defende, como reivindica em tribunal, que lhe seja adjudicado o lote que considera ter ganho, bem como se assume contra as políticas de cartelização entre operadores que em muito vão prejudicar os anunciantes.
Jorge Luiz Mussolin
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