O Brasil tem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, que ainda encontram dificuldades para acessar informações em espaços públicos. Pensando nisso, a JCDecaux, com a colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão e acessibilidade na área, apresenta o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios e reconhecimento de pessoas com deficiência visual usuárias de bengala.
A iniciativa “OOH Para Todos”, criada pela Euphoria Creative em parceria com a Bizsys e a JCDecaux, transforma a comunicação urbana ao permitir que anúncios de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s, Ticket e o próprio Metrô de São Paulo sejam ouvidos por pessoas com deficiência visual. Junto com a Fundação Dorina, o protótipo foi pensado para quebrar barreiras na comunicação e no acesso à informação, com ativação na Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.
Para viabilizar o projeto, a Bizsys, produtora tecnológica e cenográfica, desenvolveu uma tecnologia de IA capaz de reconhecer a bengala utilizada por pessoas com deficiência visual que passam próximas ao mobiliário urbano, acionando automaticamente a audiodescrição dos anúncios. O equipamento estará ativo até o fim deste mês.
Jorge Luiz Mussolin
São Paulo ganha o primeiro Laboratório de Artes Imersivas da América do Sul
Empresa mediatech de OOH cria nova área de Brand Experience e Insights
Cidade de Vila Velha conta com peças que vêm chamando a atenção
Órgão recomendou a regularização de dispositivos móveis de publicidade