O Brasil tem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, que ainda encontram dificuldades para acessar informações em espaços públicos. Pensando nisso, a JCDecaux, com a colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão e acessibilidade na área, apresenta o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios e reconhecimento de pessoas com deficiência visual usuárias de bengala.
A iniciativa “OOH Para Todos”, criada pela Euphoria Creative em parceria com a Bizsys e a JCDecaux, transforma a comunicação urbana ao permitir que anúncios de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s, Ticket e o próprio Metrô de São Paulo sejam ouvidos por pessoas com deficiência visual. Junto com a Fundação Dorina, o protótipo foi pensado para quebrar barreiras na comunicação e no acesso à informação, com ativação na Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.
Para viabilizar o projeto, a Bizsys, produtora tecnológica e cenográfica, desenvolveu uma tecnologia de IA capaz de reconhecer a bengala utilizada por pessoas com deficiência visual que passam próximas ao mobiliário urbano, acionando automaticamente a audiodescrição dos anúncios. O equipamento estará ativo até o fim deste mês.
Jorge Luiz Mussolin
Central de Outdoor - BA anuncia peça ganhadora
Ação da Azul transmite, em tempo real, em mobiliários, paisagens brasileiras
Ação apresenta soluções do Super App Financeiro para uma vida financeira inteligente
Prefeitura do Rio de Janeiro destaca quem cuida da cidade todos os dias