Capa

Tecnologia Inclusiva Em OOH

28.03.2025  |    899 visualizações

JCDecaux desenvolve mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios

O Brasil tem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, que ainda encontram dificuldades para acessar informações em espaços públicos. Pensando nisso, a JCDecaux, com a colaboração da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão e acessibilidade na área, apresenta o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios e reconhecimento de pessoas com deficiência visual usuárias de bengala.

A iniciativa “OOH Para Todos”, criada pela Euphoria Creative em parceria com a Bizsys e a JCDecaux, transforma a comunicação urbana ao permitir que anúncios de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s, Ticket e o próprio Metrô de São Paulo sejam ouvidos por pessoas com deficiência visual. Junto com a Fundação Dorina, o protótipo foi pensado para quebrar barreiras na comunicação e no acesso à informação, com ativação na Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.

Para viabilizar o projeto, a Bizsys, produtora tecnológica e cenográfica, desenvolveu uma tecnologia de IA capaz de reconhecer a bengala utilizada por pessoas com deficiência visual que passam próximas ao mobiliário urbano, acionando automaticamente a audiodescrição dos anúncios. O equipamento estará ativo até o fim deste mês.

Jorge Luiz Mussolin

Leia também...
09.07.2025

Ação destaca salsicha e linguiça calabresa

09.07.2025

Circuito engloba peças de grandes formatos

08.07.2025

Ação em Mídia Exterior liderança da companhia na transição energética justa

08.07.2025

Projeto contempla peças para OOH celebrando os 100 anos de história e inovação do jornal