“855-How-to-Quit”. Esse é o mote da campanha publicitária criada nos EUA para combater a crise dos opioides. A cada seis minutos, uma pessoa morre nos Estados Unidos em decorrência do uso descontrolado de opioides – medicamentos com efeitos analgésicos e sedativos potentes. Atualmente, estima-se que 2,1 milhões de pessoas no país sofram de transtornos por seu uso indevido e pelo vício desenvolvido.
Na ausência de apoio gratuito e efetivo pela rede de saúde para esse público, uma coalizão de entidades, especialistas e ativistas foi formada para lançar a campanha “855-How-To-Quit”. Idealizada pela agência Serviceplan Innovation, de Munique, a iniciativa usa os códigos de letras e números presentes nos comprimidos de cada medicamento para gerar diferentes linhas telefônicas que oferecem suporte para viciados em 30 dos mais populares opioides.
A ação conta com um plano de comunicação em peças de Mídia OOH, além de comerciais para TV, mídia impressa, digital e de ponto de venda, convidando as pessoas que enfrentam o problema a digitar em seus telefones os números e letras correspondentes – prática comum nos EUA. Como exemplo, para mais informações sobre o vício em codeína (pílula que traz a inscrição IP33), o paciente disca 855-469-86-7848-4733 (considerando o termo “how to quit” e as demais letras indicadas no teclado do telefone).
Ao ligar, é possível ouvir o relato de pessoas reais que enfrentaram o mesmo problema pelo uso excessivo daquele medicamento específico e que conseguiram, por meio de diferentes técnicas, se livrar do vício. Cada depoimento foi desenvolvido com a ajuda de especialistas em dependência, treinados para incluir informações médicas importantes, bem como a possibilidade de conexão direta para um número de emergência.
Gratuitas, as ligações estão disponíveis para todos os 50 estados americanos 24 horas por dia, sete dias por semana. Conteúdos especiais e as gravações também estão disponíveis no portal 855-how-to-quit.org.
Jorge Luiz Mussolin
Capital mineira recebe novo veículo de comunicação
Governo Federal divulga nova campanha
Ação envelopa ônibus em SP e RJ com visual de alto impacto
Camponesa reforça vínculo com o consumidor em campanha