Capa

Lei Cidade Limpa Em Discussão

24.06.2025  |    246 visualizações

Projeto de lei pode flexibilizar a atual legislação

Em 2007 o prefeito Gilberto Kassab aprovou a chamada Lei Cidade Limpa, que visava “diminuir a poluição visual” da cidade, eliminando o excesso de peças de Mídia Exterior (como se as mesmas fossem as responsáveis também pela sujeira nas ruas, muros e edifícios pichados e as fiações aparentes em postes por todas as ruas).

Agora, a Câmara Municipal de São Paulo discute um projeto de lei que pode flexibilizar essa Lei Cidade Limpa. O novo texto pode permitir a instalação de painéis de LED em locais específicos da cidade, como a avenida Paulista. A inspiração seria criar zonas semelhantes à Times Square, nos Estados Unidos.

Outros pontos do projeto são a admissão de ocultação parcial de prédios históricos. Em áreas autorizadas, os anúncios podem cobrir até 70% da visualização de bens de valor cultural, algo proibido pela legislação atual. Essa prática é muito utilizada quando da restauração de fachas de prédios durante o período de execução da obra.

Além disso, o projeto amplia espaços para publicidade, prevendo a liberação de anúncios em lugares hoje vetados, como muros, viadutos, passarelas, túneis, totens de carregamento de carros elétricos e até em jardins verticais. Ele revoga o limite de um anúncio por prédio e permite múltiplos anúncios indicativos, inclusive luminosos, em imóveis públicos e privados.

O texto ainda prevê a expansão do uso comercial dos parklets com placas publicitárias instaladas em áreas de lazer que ocupam antigas vagas de estacionamento, espaços que, hoje, não podem ter anúncios.

Técnicos e urbanistas serão ouvidos. Segundo o vereador Rubinho Nunes (União Brasil), representantes da Secretaria de Urbanismo, especialistas em arquitetura e empresas do setor participarão das audiências públicas sobre o tema e mudanças no texto ainda estão sendo discutidas.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) já demonstrou ser favorável à instalação e painéis de LED em áreas específicas, a exemplo do que existe em Nova York, na Times Square.

Jorge Luiz Mussolin

Leia também...
11.09.2025

Cenp Meios divulga novo relatório

11.09.2025

Ação exibe mensagens customizadas em telas no Rio de Janeiro e São Paulo

11.09.2025

Ação conta com peças de Mídia Exterior

10.09.2025

Microcrédito é foco de ação em peças de Mídia Exterior