Uma notícia preocupante vem de Portugal, onde as maiores empresas de Publicidade Exterior daquele país foram enganadas, veiculando anúncios fraudulentos.
Os anúncios apresentavam uma propaganda falsa do DNB Bank, banco de origem norueguesa que realmente existe e que teria, supostamente, começado a operar em Portugal. Assim, as três maiores exibidoras em Portugal, JCDecaux, MOP e DreamMedia, viram-se envolvidos em um esquema fraudulento.
A DreamMedia informou que chegou a veicular alguns anúncios, mas que “em menos de uma hora” procedeu à sua suspensão (detectada internamente por inconformidades), e denunciou a situação às autoridades. A JCDecaux e MOP não ainda não se manifestaram.
Quem chegou a visualizar os anúncios, informou que eram muito bem feitos, oferecendo créditos de valores entre cinco e 900 mil euros a particulares e empresas. Os anúncios incluíam um QR Code para uma landing page “eurodnb.com”, onde era solicitado o preenchimento de um formulário com os dados de contato e montante de crédito pretendido. Na sequência, os solicitantes recebiam mensagens em seus telefones, originadas do Brasil.
O Banco de Portugal chegou a divulgar uma nota alertando sobre a possível fraude veiculada nesses anúncios, informando que a tal entidade citada na publicidade sequer estava habilitada a operar naquele país.
Até no próprio site do DNB Luxembourg, grupo citado na propaganda enganosa, postou uma frase de alerta em sua página, informando que estavam cientes de que existiam tentativas de fraude em andamento contra cidadãos em Portugal e no Brasil e reafirmando que não oferecem empréstimos a clientes pessoais nesses países.
Jorge Luiz Mussolin
Cenp Meios divulga novo relatório
Ação exibe mensagens customizadas em telas no Rio de Janeiro e São Paulo
Ação conta com peças de Mídia Exterior
Microcrédito é foco de ação em peças de Mídia Exterior